O Diretor Geral do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Novo Hamburgo – IPASEM e Presidente da Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública – AGIP, Valnei Rodrigues, foi eleito Presidente da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais – ABIPEM.

A eleição aconteceu em Salvador, na Bahia, onde encerra-se nesta sexta-feira, 18 de junho, o 44° Congresso Nacional da ABIPEM.

Entre as prioridades de Valnei à frente da entidade nacional está a decisão de fazer um trabalho de sensibilização dos prefeitos, governadores e do Legislativo, sobre a importância dos regimes próprios para os servidores públicos. Valnei afirma que “hoje nós temos uma situação em que prefeitos estão extinguindo os regimes próprios, por falta de conhecimento sobre as vantagens para o Executivo, e principalmente para os servidores, de ter o regime próprio”. O Brasil tem hoje 8 milhões de servidores públicos, que podem estar ligados aos regimes próprios.

A qualificação dos gestores, através de parcerias com instituições de ensino, também faz parte do projeto de Valnei à frente da Abipem. A proposta é trabalhar para aumentar o número de cursos de graduação e de pós-graduação em gestão pública e em direito previdenciário.

O novo presidente da Abipem também quer formar uma comissão para trabalhar junto ao Congresso Nacional, na tentativa de buscar mudanças na legislação que rege a previdência própria, para incluir uma cláusula que permita aos regimes próprios usar seus recursos para fazer empréstimos aos usuários do sistema. “Desta forma, estaríamos injetando os recursos dos regimes próprios na própria economia local de cada município, sem qualquer risco, na medida em que os empréstimos seriam feitos na forma de crédito consignado”.

A posse de Valnei Rodrigues na presidência da Abipem, para mandato de dois anos, deverá ser realizada no mês de agosto, em Novo Hamburgo.

Valnei Rodrigues iniciou atividades na gestão de RPPS em 2001, quando foi eleito conselheiro do instituto de Novo Hamburgo. Graduado em Gestão Pública e pós-graduado em Direito Previdenciário, com ênfase em Previdência Pública, Valnei acumula 18 anos de experiência como servidor público municipal de Novo Hamburgo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *