Publicado Edital 01/2022 – Assembléia Extraodinária 01/2023

O QUE É A AGIP – ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE INSTITUIÇÕES DE PREVIDÊNCIA PÚBLICA?

A AGIP é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, de âmbito estadual, que tem por objetivo congregar as instituições de previdência Pública do Estado do Rio Grande do Sul, defender suas reivindicações, buscar junto ao poder público as soluções dos problemas de sua competência. Incentivar o intercâmbio de conhecimentos de caráter técnico, administrativo e consultivo, no estudo de soluções dos problemas entre as instituições filiadas e entidades congêneres, zelar pela observância e fiel cumprimento da legislação que regulamenta os Regimes Próprios de Previdência Social e promover eventos objetivando a unificação de procedimentos e estudo de problemas das entidades de Previdência em geral.

O QUE QUER A AGIP?

O que queremos é que a previdência social, apesar das constantes transformações, não se descaracterize de seu perfil social, que consolidou ao longo de sua história, transformando-se hoje no maior sistema de distribuição de renda do país. Precisamos colocar em primeiro lugar os interesses do povo brasileiro, face as grandes demandas sociais que estão a exigir de todos os brasileiros um mínimo de patriotismo, inventividade, criatividade e sobretudo espírito público, com vistas ao equacionamento dos graves problemas que afetam a sociedade brasileira.

QUAL O DESAFIO DA AGIP?

Para a AGIP o maior desafio é a viabilidade e estabilidade dos Fundos de Previdência, procurar conhecer seus riscos estruturais e conjunturais com responsabilidade, avançar na busca de soluções para os problemas de informação e formação dos servidores envolvidos na gestão dos Fundos. Portanto, para termos uma visão global da legislação atual, das perspectivas e da viabilidade dos fundos de Previdência é imprescindível a participação de cada um na construção de uma nova cultura previdenciária, capaz de fomentar o desenvolvimento social e econômico brasileiro.

Diretoria

Presidente: Alderi Zanatta – Taquara – RS

Vice-Presidente: Paulo Henrique Maganha – Guaíba- RS

Diretor Administrativo Executivo: José Marly dos Santos Brando – Caxias do Sul – RS

Diretor de Política Previdência Pública: Carlos Oneide dos Santos Santos – Rosário do Sul – RS

Diretor Financeiro: Jone da Silva – Taquara – RS

Diretor de Legislação Previdenciária: Ari Lovera – Porto Alegre – RS – IPE

Diretor de Coordenadorias: Marcio Nunes Ferreira – Santa Maria – RS

Diretor de Formação Previdenciária: Leonardo Schmidt Machado – Canoas – RS

Diretor Região Norte: Alceu Leira Duarte – São Luiz Gonzaga – RS

Diretor Região Sul: Diogénes Eglon Rodrigues – Bagé – RS

Diretor de Tecnológica de Informação Previdenciária: Elias da Rosa Moreira- Alvorada – RS

CONSELHO FISCAL:

Marcos Ivan dos Santos – Vera Cruz – RS

Atos Rogério Marques dos Reis – São Francisco de Paula – RS

Volmir Faleiro – Parobé – RS